Foi no cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde e das normas governamentais estipuladas, essencialmente no que concerne a ajuntamentos de pessoas e distanciamento social, a fim de mitigar a propagação do vírus SARS-CoV-2, que se realizou a tomada de posse dos Órgãos Sociais da AFCB numa cerimónia dividida em duas fases.

Se num primeiro momento aconteceu, como noticiado, no dia 2 de julho, imediatamente após o final do escrutínio que ditou a reeleição de Manuel Candeias à frente dos destinos da AFCB, em cerimonia que contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes, a segunda fase do processo de tomada de posse realizou-se esta segunda-feira, 6 de julho, com a presença dos restantes elementos que fazem parte da estrutura da AFCB e que não tinham, pelas razões supracitadas, estado presentes no dia 2 de julho.

Assim, o Presidente da Assembleia Geral, Joaquim Matias, deu provimento ao processo, estando agora todos os Órgãos Sociais empossados e em plenas funções para o quadriénio 2020-2024.

Foi também na segunda-feira, 6 de julho, que o Presidente da Direção da AFCB, em nota à imprensa regional, deu conta da cessação de funções, “por opção exclusivamente individual e razões de caráter pessoal que naturalmente respeitamos”, do cargo de Gestor da AFCB, do Dr. Ricardo Ferraz.

Manuel Candeias agradeceu ainda o profissionalismo, competência e contributo valioso do antigo gestor indicando, todavia, que o mesmo irá continuar a colaborar com a AFCB no exercício de funções que já vinha desempenhando na Subcomissão de Certificação de Clubes/Entidades Formadoras da AFCB e no apoio ao Gabinete Técnico.