Foi no passado dia 1 de julho que se deu por concluído o processo de Certificação da FPF relativo à época 2018/2019, processo que visa dar resposta à lei em vigor.

Num total de vinte e seis clubes que iniciaram o processo de certificação na época 2018/2019 no distrito de Castelo Branco, a Federação Portuguesa de Futebol reconheceu seis como Entidades Formadoras Certificadas, cinco no futebol e uma no futsal, mas com enquadramentos diferentes. 

No futsal, foi certificado o GD Mata/AAUBI (4 estrelas) e no futebol foram certificados a AD Estação (3 estrelas), o GD Vitória de Sernache (3 estrelas) o SC Covilhã (3 estrelas), a ACR Atalaia do Campo (Centro Básico de Formação de Futebol) e a AD Penamacorense (Centro Básico de Formação de Futebol).

A AF Castelo Branco, e em particular a sua comissão de certificação, congratula-se com os resultados alcançados e parabeniza os clubes certificados, formulando o desejo de que na próxima época desportiva todos os clubes filiados com oferta formativa se envolvam e se preparem no sentido de iniciarem ou melhorarem os seus processos de certificação para que, todos juntos, possamos aproveitar e elevar a qualidade organizacional e formativa dos clubes do distrito.

De recordar que o processo arroga objetivos vários, destacando-se o contributo para a elevação dos padrões da qualidade do processo de formação dos clubes de futebol e futsal em Portugal.  

A medida, não obstante o facto de dar provimento à lei em vigor, permite avaliar, reconhecer e certificar as entidades que disponibilizam uma oferta de formação, em futebol e futsal, a praticantes até aos 19 anos de idade, independentemente do seu enquadramento competitivo.

A FPF informa ainda que aos clubes certificados na época 2018/2019 serão entregues os respetivos certificados e placas numa cerimónia a realizar durante o mês de Setembro.