Foi uma última jornada intensa da série E do Campeonato de Portugal aquela que se viveu no passado sábado. Das cinco formações dos distrito de Castelo Branco presentes na competição, três já tinham a “vida resolvida” e duas, Sertanense FC e GD Vitória de Sernache, tinham jogos de “tudo ou nada” pela permanência no Campeonato de Portugal.

Com uma deslocação difícil ao terreno do Condeixa, o Sertanense FC dependia apenas dele próprio, sendo que um ponto conquistado ante a equipa da AF Coimbra seria suficiente para almejar o objetivo da permanência. Um nulo no final dos 90 minutos foi suficiente para os da Sertã e a “tempestade perfeita” (Derrota do Sertanense FC e vitórias do GD Vitória Sernache e CD Carapinheirense) que poderia tirar o Sertanense FC do Campeonato de Portugal não aconteceu.

Quem não dependia apenas de si próprio para assegurar a manutenção era o GD Vitória de Sernache que arrancava para a derradeira jornada com um ponto de atraso em relação ao CD Carapinheirense e dois em relação ao Sertanense FC. Cumprida a “obrigação” de ganhar no seu reduto, 2-0 ante o Mortágua FC, o GD Vitória de Sernache contou com a “ajuda amiga” do CD Alcains que, apesar de já despromovido, fez jus à dificuldade que é jogar no seu terreno e impôs ao CD Carapinheirense uma derrota por 1-0 arrastando consigo a formação da AF Coimbra para os campeonatos distritais e permitindo ao GD Vitória de Sernache manter-se no mesmo patamar do futebol nacional.

Com os cálculos pela permanência e acesso à fase de apuramento para a Liga 3 já resolvidos, ARC Oleiros e S Benfica CB encontraram-se quase para cumprir calendário, apesar de uma vitória dos da capital de distrito poder ditar o segundo lugar na série E, mas tal não aconteceu. ARC Oleiros venceu por 1-0.

Contas feitas, a União de Leiria vence a Série E do Campeonato de Portugal, com apenas uma derrota (imposta pelo SBCB) em 21 jogos disputados, e ascende à Liga SABSEG; S Benfica CB avança para a fase de apuramento para a Liga 3; ARC Oleiros, Sertanense FC e GD Vitória de Sernache mantêm-se no Campeonato de Portugal e CD Alcains retorna ao Campeonato Distrital de Castelo Branco, Liga Leitão Beirão.

De realçar que, apesar da descida do CD Alcains, na próxima temporada a AF Castelo Branco continuará a ser representada por cinco formações no Campeonato de Portugal/Liga 3. Às quatro formações que asseguraram a permanência no Campeonato de Portugal juntar-se-á o C.U. Idanhense.

 

Confira na hiperligação infra as classificações da Fase Regular do Campeonato de Portugal: https://cutt.ly/5c7mvkn