Caras e caros amigos,

Restrições estabelecidas pelo confinamento constrange-nos os movimentos e a liberdade para podermos, em convívio, celebrar este 85º aniversário da fundação da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB).

Ainda assim, esta forma de comunicação permite-me, neste momento tão importante, dirigir-me a todos vós que, tal como nós, vivem com paixão esta modalidade, cuja atividade, ao longo de tantos anos, tem sido organizada por esta associação de futebol.

A história desta associação fez-se e faz-se pelos seus sócios, os clubes, bem como pelos seus dirigentes e pelos seus atletas. E por isso, é a vocês a quem dirijo as felicitações ao mesmo tempo que agradeço toda a dedicação que têm prestado à modalidade .

Quero ainda manifestar a minha gratidão a todos os que já não estão entre nós e que da mesma forma contribuíram para que a AFCB goze do grande prestígio que lhe é reconhecido. Prestígio e respeito, interno e externo, que nos enchem de orgulho.

Recentemente fomos obrigados a tomar decisões muito difíceis. Decisões indesejadas que, claramente, prejudicam o nível de participação e os fins que as vantagens da prática do desporto em geral e de futebol em particular oferecem, principalmente nas áreas da saúde e da socialização.

São difíceis é um facto, mas têm sido assumidas salvaguardando e acautelando riscos consequentes desta pandemia e da qual queremos sair com o mínimo de efeitos negativos e com a inequívoca compreensão e apoio de todos os clubes, sem exceção.

Ao contrário do que desejaria, apenas posso prometer que vamos continuar a zelar pela segurança de todos.

Dentro das limitações que nos vão sendo impostas, queremos urgentemente retomar as competições que, legalmente, nos sejam possíveis organizar.

Neste momento de aniversário, que assinala mais um marco histórico desta Associação de Futebol, quero ainda partilhar a minha esperança de um regresso a breve trecho à normalidade e o meu desejo sincero que esta pandemia passe ao largo dos que, felizmente, ainda não foram alvo da sua ira, e aos que já foram, uma recuperação rápida e sem consequências desagradáveis.

 

Obrigado e muita saúde para todos.

Manuel Candeias da Costa