Depois de em outubro passado a Associação “Paul Cultural e Desportivo” ter sido distinguida com a Bandeira da Ética, foi a vez do Desportivo de Castelo Branco e Grupo Desportivo Victória de Sernache verem os seus projetos/iniciativas reconhecidos pelo PNED.

Com dois períodos de submissão de candidaturas, Maio e Novembro, e dois períodos, previstos, de comunicação dos resultados finais, Setembro e Março, a Bandeira da Ética reconhece e certifica o trabalho desenvolvido no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto.

Esta certificação, como pode ler-se no artigo 2º, compreende os objetivos de “inovar, mediante a criação de uma metodologia para certificação dos valores éticos no desporto, garantir uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes do sistema desportivo, implementar um processo que identifique e promova boas práticas no desporto e promover a visibilidade de iniciativas multiplicáveis e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo”. 

É pois um enorme compromisso de responsabilidade o que é outorgado pelo cunho da “Bandeira da Ética” que, depois de imitido, tem a validade de dois anos desde que, como referido no artigo 14º, não haja “a  ocorrência de episódios ou acontecimentos, no âmbito da entidade/iniciativa certificada, que firam os princípios e valores éticos do desporto”.

A AFCB congratula-se por estas certificações que distinguem clubes do distrito de Castelo Branco, incentivando outros filiados, com projetos/iniciativas neste âmbito, a procederam à candidatura.