Foi na passada quarta-feira que o árbitro da AFCB recebeu a notícia: a crónica “O que distingue a claque de um dos grandes clubes de uma grande claque... dos Irriducibili, da Lázio de Roma às Abelhas Más, do GDC Silvares”, publicada no jornal Fórum da Covilhã de 12 de novembro de 2019, havia sido reconhecida pelo Plano Nacional de Ética no Desporto como uma das mais relevantes do ano de 2019 no que à imprensa regional portuguesa diz respeito.

 O árbitro de futsal, com mais de vinte anos ligados à arbitragem, professor de história e cronista desportivo destaca no seu artigo a singularidade da claque de um clube também ele da AFCB, o GDC Silvares. Usando como contraponto os  “Irriducibili”, a claque da Lázio de Roma, conhecida pela sua proximidade com ideais fascistas italianos, Sérgio Mendes, enfatiza o código de conduta da claque “Abelhas Más” que, com apenas quatros regras, lhe permite granjear a admiração e o respeito dos adversários.

 De notar que, no que concerne à imprensa Desportiva e /ou Generalista, o Plano Nacional de Ética no Desporto distinguiu, também com uma Menção Honrosa, a jornalista Ana Ribeiro Rodrigues, Agência LUSA, pela notícia “Covilhã alinhou apenas com oito elementos para ficar em igualdade numérica”, notícia onde se destaca o fair-play da equipa de Juvenis do SC Covilhã ante CDRC Vila Velha de Rodão em jogo disputado no dia 22 de dezembro de 2019.

 

Nota: A AFCB parabeniza todos os envolvidos nestas distinções, autores, meios de comunicação social, claque e clubes, realçando o papel que têm na elevação do desporto em geral e do futebol/futsal distrital em particular.