Foi nos passados dias 20, 21 e 22 de dezembro que, por todo os país, se disputou a fase zonal da Taça das Regiões da UEFA 2019/2020. Dezoito seleções distritais competiram pelas seis vagas disponíveis para a fase nacional que se realizará no distrito de Castelo Branco entre os dias 23 e 26 de janeiro.

A seleção distrital da AFCB, colocada no grupo 4 com as seleções distritais das AF Portalegre e AF Guarda, entrou em ação no segundo dia de competição, 21 de dezembro, em Gáfete, ante a anfitriã AF Portalegre. Num jogo intenso, mas nem sempre bem jogado, os Albicastrenses estiveram a perder. Contudo, movidos pela ambição Beirã de poderem jogar a fase final “em casa” deram a volta ao jogo (1-2 foi o resultado final), levando para o dia seguinte a decisão do grupo frente à congénere da Guarda que no dia anterior havia levado de vencida AF Portalegre por 1-0.

No Domingo, o jogo decisivo. A AF Guarda, pela diferença de golos marcados e sofridos, estava obrigada a vencer. Por seu turno, à seleção da AF Castelo Branco, o empate serviria que nem uma luva para o propósito de estarem entre as seis melhores seleções distritais nacionais. Todavia, a cultura do futebol do distrito de Castelo Branco não se carateriza pela satisfação com empates e, já ao “cair do pano” de um jogo muito disputado a meio campo e em que ambas as equipas revelaram as naturais dificuldades de entrosamento entre os seus jogadores, os de Castelo Branco assinaram o golo solitário do jogo e deram a estocada final nas ambições da AF Guarda de sair vencedora do grupo. 1-0 foi o resultado que catapultou definitivamente a AFCB para líder do grupo, resultado que lhe permitirá, entre portas, discutir o título nacional da Taça das Regiões da UEFA 2019/2020.

No seguimento dos resultados verificados durante o fim-de-semana de 20-22 de dezembro em que foi disputada a fase zonal, saíram também vencedores dos respetivos grupos e, consequentemente apurados para a fase nacional, as seguintes seleções distritais:

AF Viana do Castelo (Grupo 1);

AF Évora (Grupo 2);

AF Viseu (Grupo 3);

AF Madeira (Grupo 5);

AF Lisboa (Grupo 6).

 

(© Fotografia da Seleção Distrital de Castelo Branco gentilmente cedida pela AF de Portalegre)