Atletas e equipas técnicas comprometidas com a modalidade e com o jogo, fair play, bons comportamentos dentro e fora da quadra e público em grande número... Resultado: O Futsal ganhou e a Associação de Futebol de Castelo Branco saiu vitoriosa!

 Foram oito jogos intensos que fizeram do passado sábado e domingo, o fim de semana “futsalista” do ano para a AFCB.  Divididos em duas meias finais (Taça de Honra Seniores Masculinos “Carlos Ranito Xistra”) e 6 finais, o pavilhão do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva, recebeu a “fina flor” do futsal do distrito nos diversos escalões/género para elevarem as Taças da AFCB.

 O sábado, na primeira final do fim de semana, os juvenis do GD Mata/AAUBI venceram o CB Oleiros (7-6) e na final de infantis entre a UD Cariense e a ARB Esperança, foram os de Caria que levaram a melhor nos penáltis (3-2) depois do jogo ter terminado com um empate a quatro golos. Ainda no sábado, as duas meias finais que ditaram a final da Taça “Carlos Ranito Xistra”. GD Mata/AAUBI levou de vencido o NJ Proença-a-Nova por 3-1 e o CCRD Carvalhal Formoso superou o GD Vitória de Sernache por um esclarecedor 6-1. 

 

No domingo, um dia com quatro finais, abriu com a final de iniciados GD Mata/AAAUBI – ARB Boa Esperança. O jogo, que seria decidido pela marcação de grandes penalidades depois do tempo regulamentar ter ditado um empate a três golos, sorriu aos da ARB Boa Esperança que levaram o troféu para casa.

Já nos juniores, a “repetição” do que se passou nos iniciados, final GD Mata/AAAUBI – ARB Boa Esperança, grandes penalidades e... taça para a Rua do Bonfim – Castelo Branco, sede da ARB Boa Esperança, tudo depois de um jogo que foi um hino ao golo e ao futsal, 7-7 no tempo regulamentar.

No terceiro jogo do dia, a tão aguardada final de seniores femininos ditou uma vitória arrancada a ferros, 2-0, do GD Valverde ante o NS Castelo Branco. 

O fim de semana “Futsalista” encerrou com a grande Final da Taça de Honra Seniores Masculinos “Carlos Ranito Xistra” que consagrou o GD Mata/AAUBI depois deste se ter superiorizado a um forte e disciplinado CCRD Carvalhal Formoso. 3-1 foi o resultado final.

 

A AFCB não pode deixar de elogiar o comportamento de todos os envolvidos no evento, atletas, equipas técnicas e dirigentes, mas também o público, que fez justiça ao movimento #DeixaJogar, movimento lançado no início de setembro pela FPF e que visa, essencialmente, erradicar os maus comportamentos vindos das bancadas.

 Um agradecimento especial à Autarquia de Castelo Branco e ao Agrupamento de Escolas Afonso Paiva por se aliarem neste evento à AFCB