Saldo positivo e expectativas elevadas para a próxima eliminatória da prova rainha do futebol nacional. Das sete equipas do distrito de Castelo Branco presentes na primeira eliminatória da Taça de Portugal, quatro seguem em frente e três ficam pelo caminho.

 O Sorteio de dia 9 de setembro, referente à primeira eliminatória da Taça de Portugal, já tinha determinado que, pelo menos, três equipas do Distrito de Castelo Branco estariam presentes no sorteio da segunda eliminatória e que pelo menos duas seriam eliminadas, fruto dos jogos que opunham Sertanense FC – Sport Benfica CB e CD Alcains – GD Vitória de Sernache e do facto do Clube União Idanhense, a única equipa da Liga Leitão Beirão em prova, ter ficado isenta eliminatória, garantindo desde logo lugar no próximo sorteio da Taça de Portugal. ARC Oleiros e GD Águias de Moradal deslocavam-se aos terrenos do Fátima e do Vildemoinhos respetivamente, se vencessem tinha direito ao “bilhete dourado” para a próxima eliminatória, caso o resultado não fosse positivo, “perdiam o comboio”.

 A jogar fora, a ARC Oleiros impôs-se ante o anfitrião CD Fátima com um concludente resultado de três bolas a zero. Com 0-2 ao intervalo, a equipa de Oleiros selou o resultado final à passagem do minuto 71, golo apontado por Marcelo Dias.

 Menos sorte teve o GD Águias Moradal que a jogar fora em Vildemoinhos só foi desfeiteado pela equipa local após o recurso à marcação de grandes penalidades depois do nulo que subsistiu ao longo de 120 minutos.

 Nos dérbis Albicastrenses, o Sertanense FC, clube com tradição na Taça de Portugal, levou de vencida a equipa do Sport Benfica CB. A jogar “em casa” o Sertanense FC teve muitas dificuldades em superiorizar-se a um Sport Benfica CB num jogo que acabaria por ser decidido ao minuto 56 quando Bruno Rafael, num momento de infelicidade, introduziu a bola na própria baliza. 1-0 foi o resultado final.

 Em Alcains encontraram-se CD Alcains  e GD Vitória de Sernache naquele que foi um dos jogos mais emocionantes e quezilentos desta primeira eliminatória da Taça de Portugal, quatro golos, cinco expulsões e desempate pela marcação de grandes penalidades.

 Mas centremo-nos no jogo, ainda mal o árbitro João Mendes tinha apitado para o início da partida e já o CD Alcains estava na frente do marcador com um autogolo de Diogo Peteiz. A jogar fora e em desvantagem no marcador os de Sernache foram “atrás do resultado” e aos 25 minutos da primeira parte Lucas Marques restabelecia a igualdade para, já na segunda parte, à passagem do minuto 62, Jair Silva consumar a reviravolta no marcador. Mas este não seria o último golo da partida e num último fôlego, o CD Alcains, através de João Martins empata o jogo e a eliminatória, estávamos em cima do 90º minuto.

 O prolongamento não trouxe mais golos e o jogo foi para as grandes penalidades. Nessa arte de enganar o guarda-redes o GD Vitória de Sernache foi mais felizes e competente, levando de vencidos os anfitriões e carimbando o passe para o sorteio da segunda eliminatória daquela que é a segunda competição mais importante do futebol português.

 De recordar que na próxima eliminatória já participam as equipas da Liga Pro e que 3ª eliminatória entram em ação as equipas da Liga NOS.

 

 Veja aqui todos os resultados da 1ª eliminatória da Taça de Portugal Placard 2020/2021:

https://resultados.fpf.pt/Competition/Details?competitionId=19503&seasonId=100

 

 (Créditos fotográficos: Filipa Farinha)